
Conselho de Administração
- Implementar e supervisionar os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a Prodemge, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e os relacionados à ocorrência de corrupção e fraude, nos termos do Estatuto Social da Companhia.
|

Diretoria Executiva
Nos termos do Estatuto Social da Prodemge:
- Estabelecer estruturas adequadas para o gerenciamento de integridade, riscos e controle internos da gestão, em consonância com as diretrizes do Conselho de Administração.
- Supervisionar o mapeamento e avaliação dos riscos que podem comprometer a realização dos objetivos estratégicos e a prestação de serviços de interesse público, reportando ao Conselho de Administração níveis de exposição a riscos aos quais a Prodemge está sujeita.
- Promover práticas e estabelecer princípios de conduta e padrões de comportamento a serem seguidos pelos empregados da Companhia, visando a assegurar a efetividade dos sistemas de gestão de riscos, de integridade e de controles internos implementados.
|

Comitê de Auditoria Estatuário
- Supervisionar as atividades desenvolvidas nas áreas de auditoria interna e de controle interno, avaliar e monitorar exposições de risco da Prodemge e monitorar a qualidade e a integridade dos mecanismos de controle interno, das demonstrações financeiras e das informações e medições divulgadas, nos termos do Estatuto Social da Companhia.
|

Auditoria Interna
Nos termos do Estatuto Social da Prodemge:
- Aferir a adequação do controle interno, a efetividade do gerenciamento dos riscos e dos processos de governança e a confiabilidade do processo de coleta, mensuração, classificação, acumulação, registro e divulgação de eventos e transações, visando ao preparo de demonstrações financeiras.
- Assessorar o Conselho de Administração na supervisão dos sistemas de gerenciamento de integridade, riscos e controles internos.
|

Comitê de Governança, Riscos e Controles Internos
- Assessorar tecnicamente os administradores no aprimoramento da governança, no estabelecimento dos limites de exposição a riscos globais da Companhia, na elaboração e revisão de políticas, diretrizes, normas e metodologias relacionadas às boas práticas de integridade, de gerenciamento dos riscos e de melhoria dos controles internos.
|

Área de Gestão de Riscos
- Estabelecer e implementar metodologias, manuais, normas e procedimentos relativos ao gerenciamento de riscos.
- Obter informações úteis não identificadas pela metodologia que representem impactos que necessitam ser gerenciados.
- Acompanhar continuamente o desempenho do gerenciamento de riscos, promovendo ações relacionadas sempre que necessário.
- Capacitar, no mínimo anualmente, os administradores sobre a Política de Gestão de Riscos.
|

Gestor de Processos
- Manter controles internos eficazes, conduzindo procedimentos de respostas aos riscos, e propor, quando necessário, ações corretivas para resolver deficiências em processos e controles.
- Colaborar na elaboração dos planos de controles dos riscos e gerenciar suas ações, avaliando periodicamente os resultados.
- Monitorar os processos sob sua responsabilidade, de modo a garantir que as respostas adotadas aos riscos estejam em conformidade ao modelo de gerenciamento de riscos estabelecido pela Política de Gestão de Riscos.
|

Gerente Funcional
- Implementar ações corretivas para resolver deficiências em processos e controles.
- Gerenciar os riscos dos processos de trabalho de acordo com a Política de Gestão de Riscos e normas correlacionadas, disponibilizando os recursos necessários para a implantação do modelo de gerenciamento de riscos estabelecido pela Política de Gerenciamento de Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão.
- Promover a aderência da equipe às regulamentações, às leis, aos códigos, às normas e aos padrões na condução das políticas e na prestação de serviços de interesse público.
|

Empregados
- Todos os empregados são responsáveis pelo gerenciamento de riscos e controles internos em seus processos de atuação.
|